7 Dicas para lidar com a volta às aulas por Camila Moreira – Mentora POPPINS

Com o fim das férias, é tempo de pensar na rotina para a volta às aulas. Nessa hora, porém, podem surgir alguns desafios e inseguranças. Principalmente, quando se trata da volta às aulas dos pequenos e pequenas. Por isso, se sua criança também está se preparando para retornar às atividades de ensino em breve, continue a leitura deste texto, pois vamos listar 7 dicas que vão fazer diferença para o bem-estar de toda família.
Acompanhe!

1) As crianças pequenas podem compreender melhor a passagem do tempo marcando os dias em um calendário. Isso pode ajudar a lidar com a ansiedade para a volta às aulas ou qualquer outro evento marcante do ano.
2) Gradativamente, ajustar os horários de dormir, de acordar e da alimentação.
3) A leitura é uma ótima maneira de estimular os pequenos e pequenas a lidarem com os próprios sentimentos e as mudanças da volta às aulas. Com os livros infantis, as crianças aprendem, vivem momentos de diversão, se identificam com os personagens e refletem sobre as situações, por exemplo.
4) Prepare o cantinho para as atividades de forma que seja confortável e agradável.
5) Estabeleça diálogo constante com a unidade de ensino.
6) Em qualquer momento, é essencial prestar atenção aos comportamentos das crianças. Quando se trata de situações novas, como dar início a um novo ano escolar, os pais devem estar ainda mais próximos, mantendo o diálogo aberto e a escuta atenta. Assim, é possível trabalhar as expectativas e sentimentos de modo mais real, ajudando o filho a ter uma boa experiência.
7) Encontre a melhor forma de se despedir, evite sair de “fininho” ao deixá-los nos espaços de atividades.

E lembre-se: vai dar certo!

Dica de leitura para os pequenos: O monstro das cores vai à escola

Texto escrito por: Camila Moreira – Mentora POPPINS