Menino de 5 anos entra para o clube mundial de superdotados: ‘Me deu medo’, diz mãe
O menino faz parte da Mensa Brasil, que soma 2.014 brasileiros em seu quadro de associados
Um menino de 5 anos ganhou destaque por se tornar um dos mais novos integrantes do clube mundial de pessoas com alto QI. Filippo de Castro Morgado, mora em São Paulo com a mãe Roberta de Castro, teve sua aprovação para o clube no dia 21 deste mês.
Filippo alcançou o percentil de 99% em laudo e QI 134, que impressionou devido sua memória, aritmética e raciocínio lógico, serem compatíveis a uma criança com idade de 7 anos e 8 meses. O menino faz parte da Mensa Brasil, que soma 2.014 brasileiros em seu quadro de associados, sendo 58 deles menores de idade.
Roberta, mãe do menino, conta que o filho já dava indícios de sua inteligência desde muito novo, aos 2 anos, e que os comportamentos atípicos eram notados também por familiares e amigos que sempre estavam comentando sobre a inteligência de Filippo.
“O choque veio quando ele leu a placa dos carros no estacionamento do prédio aos dois anos e meio. A gente estava descendo para passear, ele parou, pediu para esperar e começou a ler todas as placas até chegar ao nosso carro”, conta Roberta em entrevista ao portal G1.
A genitora de Filippo se deu conta da genialidade do filho quando aos 3 anos, a criança passou a falar inglês fluentemente depois de aprender o idioma sozinho. Após isso, Roberta resolveu fazer um checklist de questões de superdotados na internet e percebeu que o menino se encaixava em muitos comportamentos.
Porém, foi só em 2021 que Roberta resolveu procurar uma neuropsicóloga. Na época, Filippo, com 4 anos e 7 meses, foi submetido ao teste de QI com a metodologia do
Son-R (não verbal), o que comprovou a superdotação.