A primeira infância é a fase mais rica de aprendizado do ser humano. Nesse momento o cérebro da criança está produzindo milhares de sinapses e conexões! É a hora certa para investirmos em experiências e ampliar o repertório de brincadeiras com os pequenos. Veja a seguir 5 dicas básicas para promover o desenvolvimento saudável do seu filho:
1) Ofereça um ambiente seguro e apropriado para a idade. Deixe seu filho explorar livremente o que encontrar pelo caminho. Acompanhe suas descobertas e ao invés de trazer falas e respostas prontas, instigue a imaginação dele através de perguntas curiosas e interessadas.
2) Valide as emoções do seu pequeno. Isso vai ajudar o seu filho a desenvolver sua inteligência emocional. Substitua expressões como “pare de chorar” ou “engole o choro” por “estou vendo que você está triste, o que houve?” ou “estou aqui com você. Quer um abraço?”. E lembre-se: validar a emoção de uma criança não significa fazer tudo que ela quer, ok?
3) Encoraje seu filho e evite as comparações. Cada criança é única e possui seu ritmo de desenvolvimento. Fazer comparações com a irmã mais velha ou em qualquer outra situação, só vai deixar seu filho inseguro e com uma sensação de não pertencimento.
4) É através do brincar que a criança se expressa e aprende. Invista em tempo de qualidade e brinque com o seu filho! Nessa hora, evite ordens e correções. Deixe seu pequeno brincar e explorar livremente.
5) Promova qualidade na hora dos momentos de cuidado: troca de fralda, alimentação e sono. Esses momentos são fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças. Faça com calma, converse e dê tempo para as reações.